Resumo
A publicação objetiva oferecer subsídios para a elaboração de Planos Museológicos pelos museus brasileiros, atuando como geradora de conhecimento e formação para a área museológica, fomentando tanto a formação e a qualificação de profissionais e estudiosos da área, quanto as normas e os procedimentos para a
organização da gestão e do planejamento dos museus por meio da disponibilização de subsídios técnicos.
O Plano Museológico é o principal instrumento para a compreensão das funções dos museus. Por meio do planejamento institucional, é possível definir prioridades, indicar os caminhos a serem tomados, acompanhar as ações e avaliar o cumprimento dos objetivos. É a partir dele que as ações administrativas, técnicas e políticas são sistematizadas tanto no âmbito interno, quanto na sua atuação externa. Assim, o Plano Museológico permite que a instituição utilize todo o seu potencial para realizar seu trabalho e alcançar seus objetivos da forma mais eficaz.
A ferramenta de gestão foi instituída pela Lei nº 11.904/2009, que trata do Estatuto de Museus, legislação específica para orientar e auxiliar as instituições museológicas e regulamentada pelo Decreto 8.124, de 17 de outubro de 2013, no qual é reiterada no seu escopo a importância do Plano Museológico, bem como a competência do Ibram em subsidiar tecnicamente os museus, nesse processo.
Esta publicação é resultado de um trabalho interdepartamental do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, iniciado no ano de 2012, que envolveu as equipes do Departamento de Processos Museais – DPMUS, Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus – DDFEM, Departamento de Planejamento e Gestão Interna – DPGI, Coordenação Geral de Sistemas de Informação Museal – CGSIM e Assessoria de Comunicação – Ascom, assim como a colaboração dos servidores das unidades museológicas vinculadas administrativamente ao Ibram.
Esse esforço coletivo está traduzido no conteúdo elaborado, ainda que a equipe esteja convicta de que este não é um produto acabado, mas passível de constante revisão e atualização. A iminente remodelação do conteúdo dessa publicação reflete as significativas transformações pelas quais o setor museológico tem passado nos últimos anos, em decorrência do desenvolvimento dos novos instrumentos de gestão e organização das unidades museais.
Marcelo Mattos Araujo
Presidente do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram