A Política Nacional de Educação Museal (PNEM) é um conjunto de princípios e diretrizes com o objetivo de nortear a realização das práticas educacionais em instituições museológicas, fortalecer a dimensão educativa em todos os espaços do museu e subsidiar a atuação dos educadores.
A PNEM constituiu-se, de forma participativa, a partir do Programa Nacional
de Educação Museal. Sua construção, iniciada no 5º Fórum Nacional
de Museus – Petrópolis/2012, concluiu-se com o documento final aprovado
no 7° Fórum Nacional de Museus - Porto Alegre/2017.
A PNEM é fruto do trabalho coletivo realizado por servidores do Ibram,
educadores museais, Redes de Educadores em Museus, professores das
diversos níveis e esferas de ensino, estudantes, profissionais e usuários
de museus e representa um passo fundamental para a organização e desenvolvimento do campo da educação museal. A PNEM é um resultado
histórico do amadurecimento do trabalho educativo dos museus brasileiros
e não é coincidência que seja lançada quando comemoramos 90 anos de criação do primeiro setor educativo em museus do Brasil, no Museu Nacional (Rio de Janeiro/RJ).
Desde então, a Educação Museal representa um campo profissional e de
pesquisa importante para a realização da missão dos museus brasileiros.
Foi longa a caminhada até chegarmos a sua definição, apontada no 1°
princípio da PNEM: a Educação Museal é “um processo de múltiplas dimensões de ordem teórica, prática e de planejamento, em permanente
diálogo com o museu e a sociedade”.
É nosso intuito que esse documento norteador fortaleça e fundamente a
prática educativa museal no Brasil.