Resumo
Mais do que casas da memória, museus são casas da vida de um país. Espaços que assumem cada vez mais sua função social junto à população, enquanto casas de conhecimento, vivência e transformação.
O brasileiro precisa de museus que sejam verdadeiramente seus, capazes de relacionar uma nação consigo própria, cada pessoa com ela mesma, nosso passado e nosso futuro. O Ministério da Cultura tem trabalhado para isso, por meio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), para que esses espaços sejam, de fato, do Brasil, apropriados por todos os brasileiros.
Não faz muito tempo, museus eram vistos como instituições aristocráticas,
distantes do povo, reservados aos “iniciados”. Aos poucos, isso começa a
mudar, os museus se fortalecem como espaços mais próximos da população, que não precisam apenas existir para serem públicos, precisam também interagir; não só abrir portas, mas também abrir caminhos.
Uma série de fatores explica essa mudança, como a diminuição das desigualdades sociais e o início do processo de democratização da cultura, que marcam a vida recente do nosso país. Além disso, essas instituições também se multiplicaram, se modernizaram e ampliaram o seu repertório.
A criação do Cadastro Nacional de Museus, em 2006, representou um passo importante nesse sentido. Aos cuidados do Ibram/MinC, o projeto reuniu de forma inédita profissionais com a missão específica de mapear e cadastrar os museus do Brasil.
Desde sua criação, esta ferramenta tem cumprido papel fundamental na
realização de uma cartografia museológica brasileira e na difusão de
informações sobre o setor. Tem também demonstrado sua capacidade aglutinadora, orientadora e estimulante da realização de ações nesta área.
O Guia dos Museus Brasileiros que agora tornamos disponível é o primeiro
fruto deste trabalho. Ele traz à tona a diversidade museal brasileira e aponta para um crescimento expressivo do setor.
As páginas a seguir trazem informações sobre ano de criação, situação atual, endereço, tipologia de acervo, acessibilidade, infraestrutura para o recebimento de turistas estrangeiros, horário de funcionamento e natureza administrativa de todos os museus já mapeados pelo Ibram em território nacional. Mais de três mil museus hoje prontos para serem seus.
Ana de Hollanda
Ministra da Cultura