Resumo
Os cadernos Educação Museal: práticas e narrativas foram desenvolvidos a partir das experiências selecionadas no edital Prêmio Darcy Ribeiro. O edital faz parte do programa de fomento do Instituto Brasileiro de Museus/Ministério da Cultura (Ibram/MinC) e teve sua 4ª edição em 2011.
Criado no âmbito do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan), o edital nasceu da busca pelo fortalecimento do campo museal, a exemplo de outras iniciativas construídas a partir da Política Nacional de Museus (PNM), e traduz uma política interessada na proliferação criativa e comprometida das práticas educacionais em museus.
A publicação dos cadernos – que compilam as práticas selecionadas pelo prêmio, destacando as que aliam compromisso social, dinamização de acervos e propostas inovadoras (do ponto de vista dos métodos de ensino/aprendizagem) – amplia a visibilidade dessas interessantes iniciativas realizadas em museus brasileiros e que refletem o amadurecimento da educação em museus no País.