Resumo
Esta publicação apresenta o resultado de uma ampla discussão no âmbito do setor museal com vistas a estabelecer o conjunto de propostas que deram corpo ao Plano Nacional Setorial de Museus – PNSM, o qual se integrará ao Plano Nacional de Cultura – PNC, como os demais planos nacionais setoriais culturais.
Na realidade, o PNSM é decorrência do PNC e da II Conferência Nacional de Cultura – II CNC, bem como de seu conjunto de reuniões setoriais, particularmente, a 1a Pré-Conferência de Museus e Memórias.
É fundamental chamar a atenção para o fato de que o caminho da construção coletiva adotado pelo PNC tornou possível ao segmento cultural, com a mediação do Ministério da Cultura – MinC, mobilizar-se e organizar-se para pensar o próprio segmento de forma estratégica. Essa iniciativa reverberou no âmbito do segmento cultural e, como efeito dominó, gerou iniciativas da mesma natureza em setores culturais específicos. Nesse sentido, o PNSM compartilhou do mesmo espírito democrático e participativo presente na proposta de construção do PNC.
O caráter coletivo desse processo de construção ficou evidenciado nos mais variados formatos de instâncias que foram forjadas ou potencializadas, em relação àquelas já constituídas, garantindo que representantes da área cultural, especialmente na área museal, pudessem participar, e, dessa forma, contribuir para a reflexão sobre o diagnóstico de demandas, para a avaliação de prioridades, bem como para o estabelecimento de uma agenda política para a cultura, no caso, para o setor de museus. A preocupação, sempre presente, é que a agenda política cultural, em especial, a de museus, reafirme a correspondência do Estado com as dinâmicas sociais.